terça-feira, 9 de junho de 2020

1º, 2º e 3º Ano - Semana 08 a 12 de junho (Formas, linhas, cores e música)


                                            ARTE 1°, 2° e 3ºANO

Formas, linhas, cores e música.

Olá, turminha! Espero que estejam bem!

Hoje falaremos sobre Música.

Você sabe para que ela serve?

Já se perguntou o que seria de nós sem a música?






A música é uma das quatro linguagens artísticas ela trabalho com som, silêncio e movimento. Além de melodia, harmonia e rítmo.
 Não podemos falar sobre música sem que pensemos no som e no silêncio. O som é causado pela existência da vibração, é tudo aquilo que nosso campo auditivo consegue captar em ondas sonoras (vibração). Através do ouvir as mensagens são direcionadas até a base cerebral, causando estímulos que nos fazem interagir com pessoas por meio da fala, do cantar e do interagir ao tocar um instrumento musical.

E o silêncio? O silêncio é o que se refere a ausência de som. É tudo aquilo que nosso ouvido não consegue captar em forma de onda sonora.

Podemos dizer que o silêncio é simbólico, pois, é a forma como o artista conseguiu representar a ausência de som.




E o movimento? Para que serve?

O movimento é o que vai conectar os dois elementos da linguagem musical: SOM e SILÊNCIO.


Barbatuques




O grupo Barbatuques é um grupo musical brasileiro que utiliza-se do corpo como instrumento musical. Eles produzem sons a partir da experiência corporal – com palmas, canto, assovios, sapateado entre muitos outros, alcançando resultados criativos.



Assista:

 Produção Artística:

Após o estudo desse capítulo experimente produzir sons com seu corpo
Separei algumas etapas para que possam experimentar os sons corporais:

 1 – SONS COM AS MÃOS
Ø Bater uma mão com a outra em forma de concha experimentando o som grave (som grosso).
Ø Bater as mãos planas e os dedos esticados experimentando o som agudo (som fino).
  2 – SONS COM OS DEDOS
Ø Estalar os dedos
Ø Juntar dois dedos e bater contra dois dedos da outra mão
 3 – SONS COM BOCA
Ø Estalar a língua
Ø Bater os dentes
4 – SONS COM OS PÉS
Ø Bater pés no chão dando passos fortes
Ø Bater pés no chão dando passos fracos

Bom experimento sonoro a todos!

Atenciosamente,

Prof. Esp. Rafael Ribeiro
(Arte – Educador)

Para saber mais sobre os Barbatuques acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao nosso blog!