terça-feira, 9 de junho de 2020

4º e 5º Ano - Semana 08 a 12 de junho - Teatro de Mamulengos


Semana 08 a 12 de junho

Você já ouviu falar em Teatro de Mamulengos?

Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente do estado de Pernambuco.
 A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga, mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.




O Mamulengo faz parte da cultura popular nordestina, sendo praticada desde a época  de colonização do Brasil. Retrata situações cotidianas do povo que a pratica.
Em 2015, os bonecos de Mamulengos, foram reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural do Brasil.


Na cidade Olinda-PE o Espaço Tiridá - Museu do Mamulengo procura preservar a tradição dos bonecos, contando em seu acervo com cerca de mil e quinhentas peças, além de realizar apresentações e oficinas diárias.



O Museu é mantido pela Prefeitura de Olinda, mantendo peças antigas e preservando a memória de mestres populares desta arte, como Saúba, Tonho de Pombos, Luiz da Serra, Pedro Rosa, Zé Lopes, Antônio Biló, Manuel Marcelino.

Em Glória do Goitá, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a "Capital do Mamulengo", também há o Museu do Mamulengo, que é dirigido pela Associação dos Mamulengueiros e Artesãos da Glória do Goitá, promovendo sempre apresentações e oficinas. Sem contar que, no próprio museu, podemos encontrar artesãos e mamulengueiros diariamente. Além de vivenciar o folguedo, ainda há bonecos reservados para venda, confeccionados pelos próprios artesãos e pelos Mestres José Lopes, Mestre Bila, Titinha, Mestre Gilberto Lopes.

Assista (Conhecendo o Museu do Mamulengo):


Produção Artística

Após ter assistido e conhecido o museu do mamulengo, em Olinda-PE, experimente construir seu próprio boneco. Você poderá usar diversos materiais como: rolinhos de papel higiênico, caixas de leite, garrafa Pet, retalhos de roupas, feltros, papelão entre muitos outros. Use a imaginação e criatividade na hora de produzir o personagem.
É muito importante que ele tenha um nome, uma história ou uma situação cômica que tenha passado. Você poderá se inspirar em alguém que conhece ou alguma situação que tenha vivenciado.

Ao terminar faça uma apresentação em vídeo, para que seus colegas possam se divertir. Não se esqueçam de adentrar ao mundo do teatro, é muito importante que se atentem para a entonação da voz ao representar o personagem escolhido. Bonecos mamulengos são inspirados folclóricas e históricas que retratam a identidade cultural de um povo.

Bom processo de criação!

Atenciosamente,

Prof. Esp. Rafael Ribeiro
(Arte – Educador)
Para saber mais sobre o artista plástico Alfredo Volpi acesse:


Para saber mais sobre o Museu do Mamulengo acesse:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao nosso blog!