01 a 05 de junho - 8º e 9º Ano - Arte e Tecnologia no Cinema
ARTE E TECNOLOGIA NO CINEMA
Olá,
alunos! Saudades de todos!
Hoje
falaremos sobre cinema..
O desenvolvimento do cinema foi
resultado de uma série de experimentos e invenções que tinhamo propósito de
gerar ou capturar um efeito de movimento.
O taumatoscópio, criado pelo irlandês
William Fitton (1780 a 1861) em 1825, foi uma dessas invensões. Trata-se de um
aparelho feito com um círculo de papelão, onde são desenhadas duas imagens, uma
em cada lado. O círculo é perfurado em duas laterais, onde é amarrada uma linha
dupla, torcida. Essa linha, ao ser esticada, faz o papelão girar rapidamente.
Nossos olhos, então, percebem as duas imagens como uma só.
Várias outras tecnologias
surgiram durante o mesmo período, entre elas o fenacistoscópio, o zootropo e o
praxinoscópio, todas capazes de gerar uma impressão de movimentos. Esses
objetos, geralmente utilizados como brinquedos, saõ também considerados
precursores do cinema de animação.
No fenacistoscópio, uma
sequência de imagens é inserida em um disco. No centro do objeto existe um furo
onde um cabo é encaixado. Quando o disco é girado, como um cata-vento, as
imagens parecem ganhar movimento.
Fenacistoscópio criado na Bélgica em
1833
O fotógrafo inglês Eadweard Muybridge
(1830 – 1904) também se inspirou na técnica de utilizar sequências fotográficas
para criar a impressão de movimento. Por
volta da déca de 1970, Muybridge instalou 24 máquinas fotográficas ao longo de
uma pista de corrida de cavalos. O resultado foi a captura de um cavalo à
medida que galopava , que quando visualizadas em sequência geraram a impressão
de movimento.
A técnica de funcionamento do
praxinoscópio, inventado pelo francês Emile Reynaud (1844 – 1918) em 1877,
consiste em uma tira de imagens sequenciais inserida em um cilindro que é
impulsionado por uma palia.
A movimentação do cilindro gera
um efeito de animação nas imagens.
Praxinoscópio e tiras de imagens
sequenciais
Em 1889, o escocês William
Kennedy Laurie Dickson (1860 – 1935) inventou o cinetoscópio, uma máquina com
engrenagens que rodava uma tira de 15 cm de celuloide, possibilitando que uma
pessoa de cada vez pudesse visualizar as imagens em um movimento em loop.
Foi somente em 1895 que os irmãos
franceses Auguste e Louis Lumiére patentearam o cinematógrafo, máquina
inventada por Léon Bouly (1872 – 1932) em 1892, que filmava e projetava imagens
em movimento. Os irmãos, assim, ganharam o título de inventores do cinema.
Os irmãos Lumiére fizeram várias
pequenas gravações, cerca de 1 400 no total, como maneira de divulgar o
cinematógrafo. Entre elas, o filme conhecido como “A chegada de um trem na
estação” foi o primeiro a ser exibido ao público, em 1896.
Com o desenvolvimento técnico do
cinematógrafo, o cinema passou a usar essas imagens em movimento para contar
histórias. Em primeiro momento, os filmes eram em preto e branco, e não
possuíam áudio. Os diálogos apareciam na tela e a trilha sonora era realizada,
em geral, por pianistas, em frente à plateia, durante a exibição dos filmes. As
narrativas cinematográficas se adaptaram e foram alteradas com alguns adventos
tecnológicos da linguagem, como a chegada das cores e do som e, mais tarde, dos
efeitos especiais em computador.
Celuloide – matéria prima de
filmes fotográficos.
Loop – palavra derivada da lingua
inglesa, que significa laço, circulo ou sequência. Nessecaso, refere-se à
repetiçãodas imagen sequenciadas, que reproduz o mesmo movimento inúmeras
vezes.
Vídeos Explicativos
Uma breve história do cinema
Extra
Cinetoscópio
Produção Artística
·Após o estudo do capítulo produza
um taumatroscópio.
·Assista o vídeo tutorial
indicativo e em seguida crie cinco desenhos/cenas diferentes (taumatroscópio).
·Você deverá pensar numa história antes
de produzir suas imagens, de forma que elas relacionem-se com sua narração.
·Cada taumatroscópio será
comparado há uma cena.
·Você deverá posicionar a câmera
de celular de maneira que apareça somente as imagens.
·Seu vídeo em taumatroscópio
(história) não deverá ultrapassar o tempo limite de 2 minutos. Não se esqueça
de usar os muitos aplicativos de edição de vídeos disponíveis pelo play story.
·Faça uma abertura antes do início
da animação. É importante que apresente seu nome,nome de sua animação (filme), ano/série em
que estuda, nome da disciplina (Arte), e nome do professor (Rafael Ribeiro).
·Escolha uma música animada para
colocar de fundo. Ela deve ter relação com as imagens (desenhos).
·Assistam todos os vídeos,
inclusive aos vídeos listados como exemplos de atividades.
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