domingo, 31 de maio de 2020

01 a 05 de junho - 8º e 9º Ano - Arte e Tecnologia no Cinema


ARTE E TECNOLOGIA NO CINEMA

Olá, alunos! Saudades de todos!

Hoje falaremos sobre cinema..

O desenvolvimento do cinema foi resultado de uma série de experimentos e invenções que tinhamo propósito de gerar ou capturar um efeito de movimento.
O taumatoscópio, criado pelo irlandês William Fitton (1780 a 1861) em 1825, foi uma dessas invensões. Trata-se de um aparelho feito com um círculo de papelão, onde são desenhadas duas imagens, uma em cada lado. O círculo é perfurado em duas laterais, onde é amarrada uma linha dupla, torcida. Essa linha, ao ser esticada, faz o papelão girar rapidamente. Nossos olhos, então, percebem as duas imagens como uma só.






Várias outras tecnologias surgiram durante o mesmo período, entre elas o fenacistoscópio, o zootropo e o praxinoscópio, todas capazes de gerar uma impressão de movimentos. Esses objetos, geralmente utilizados como brinquedos, saõ também considerados precursores do cinema de animação.

No fenacistoscópio, uma sequência de imagens é inserida em um disco. No centro do objeto existe um furo onde um cabo é encaixado. Quando o disco é girado, como um cata-vento, as imagens parecem ganhar movimento.




Fenacistoscópio criado na Bélgica em 1833


O fotógrafo inglês Eadweard Muybridge (1830 – 1904) também se inspirou na técnica de utilizar sequências fotográficas para criar a impressão  de movimento. Por volta da déca de 1970, Muybridge instalou 24 máquinas fotográficas ao longo de uma pista de corrida de cavalos. O resultado foi a captura de um cavalo à medida que galopava , que quando visualizadas em sequência geraram a impressão de movimento.


A técnica de funcionamento do praxinoscópio, inventado pelo francês Emile Reynaud (1844 – 1918) em 1877, consiste em uma tira de imagens sequenciais inserida em um cilindro que é impulsionado por uma palia.

A movimentação do cilindro gera um efeito de animação nas imagens.



Praxinoscópio e tiras de imagens sequenciais


Em 1889, o escocês William Kennedy Laurie Dickson (1860 – 1935) inventou o cinetoscópio, uma máquina com engrenagens que rodava uma tira de 15 cm de celuloide, possibilitando que uma pessoa de cada vez pudesse visualizar as imagens em um movimento em loop.


Foi somente em 1895 que os irmãos franceses Auguste e Louis Lumiére patentearam o cinematógrafo, máquina inventada por Léon Bouly (1872 – 1932) em 1892, que filmava e projetava imagens em movimento. Os irmãos, assim, ganharam o título de inventores do cinema.


Os irmãos Lumiére fizeram várias pequenas gravações, cerca de 1 400 no total, como maneira de divulgar o cinematógrafo. Entre elas, o filme conhecido como “A chegada de um trem na estação” foi o primeiro a ser exibido ao público, em 1896.


Com o desenvolvimento técnico do cinematógrafo, o cinema passou a usar essas imagens em movimento para contar histórias. Em primeiro momento, os filmes eram em preto e branco, e não possuíam áudio. Os diálogos apareciam na tela e a trilha sonora era realizada, em geral, por pianistas, em frente à plateia, durante a exibição dos filmes. As narrativas cinematográficas se adaptaram e foram alteradas com alguns adventos tecnológicos da linguagem, como a chegada das cores e do som e, mais tarde, dos efeitos especiais em computador.


Celuloide – matéria prima de filmes fotográficos.


Loop – palavra derivada da lingua inglesa, que significa laço, circulo ou sequência. Nessecaso, refere-se à repetiçãodas imagen sequenciadas, que reproduz o mesmo movimento inúmeras vezes.





Vídeos Explicativos

Uma breve história do cinema



 Extra


Cinetoscópio


Produção Artística

· Após o estudo do capítulo produza um taumatroscópio.

· Assista o vídeo tutorial indicativo e em seguida crie cinco desenhos/cenas diferentes (taumatroscópio).

· Você deverá pensar numa história antes de produzir suas imagens, de forma que elas relacionem-se com sua narração.

· Cada taumatroscópio será comparado há uma cena.

· Você deverá posicionar a câmera de celular de maneira que apareça somente as imagens.

· Seu vídeo em taumatroscópio (história) não deverá ultrapassar o tempo limite de 2 minutos. Não se esqueça de usar os muitos aplicativos de edição de vídeos disponíveis pelo play story.

· Faça uma abertura antes do início da animação. É importante que apresente seu nome,  nome de sua animação (filme), ano/série em que estuda, nome da disciplina (Arte), e nome do professor (Rafael Ribeiro).

· Escolha uma música animada para colocar de fundo. Ela deve ter relação com as imagens (desenhos).

· Assistam todos os vídeos, inclusive aos vídeos listados como exemplos de atividades.


Videos sugestão de tutoriais – Taumatroscópio






Boa produção artística, divirtam-se!

Atenciosamente,

Prof. Esp. Rafael Ribeiro

(Arte – Educador)

e-mail: cantinhodaarteeducacao@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao nosso blog!