quinta-feira, 30 de abril de 2020

1º e 2º Ano - Estorinha da Estrelinha (Aprendendo a ouvir música/áudio adaptado)

Eaí, galerinha! Tudo bem com vocês? Titio está com muitas saudades!

Pra essa semana compartilho a Estorinha da Estrelinha, lembre-se de fazer a escuta com fones de ouvido, olhos fechados e posicionados confortavelmente. Vamos deixar que sejamos conduzidos ao mundo dos sons e da imaginação.

Boa escuta a todos!
                                             Imagem ilustrativa retirada da internet


Link do vídeo 

Escuta Musical: From the New Word - A. Dvorák (tema principal/adaptado) 

sábado, 25 de abril de 2020

04/05 - 8º e 9º Ano - Arte e Tecnologia na Fotografia

Olá, queridos alunos! Espero que estejam bem, saudades de todos!

Bem-vindos!

Hoje iremos falar sobre Arte e tecnologia na fotografia.

       O termo tecnologia pode ser definido como o estudo e aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos desenvolvidos para ajudar a sociedade em diversas atividades. A caneta esferográfica, por exemplo, desenvolveu-se ao longo do tempo usando uma tecnologia que demandou muitos anos de estudo e aperfeiçoamento. A arte passou pelo mesmo processo assim como as demais atividades desempenhadas na sociedade Com o tempo, os artistas desenvolveram e adotaram técnicas específicas capazes de facilitar a realização de retratos, a representação de cenas da natureza, entre outros. No campo da fotografia é notável a constante aplicação de técnicas referentes a cada época no processo de captação de imagens.
    Um exemplo marcante é a utilização da câmara escura. Projetada com base nos estudos da óptica - área da física que estuda propriedades e fenômenos relacionados à luz, trata-se de um aparelho que possui paredes opacas. Um orifício pequeno está contido em uma dessas paredes. A luz do exterior (Que vem de fora!) entra na câmera escura por esse orifício e projeta uma imagem invertida em uma das paredes do aparelho. Especialmente no século XVI, pintores e desenhistas utilizavam a imagem projetada na câmara escura como referência para suas obras.

                                   Exemplos de câmaras escuras (imagens retiradas da internet)





Os princípios da fotografia já podiam ser encontrados na câmara escura do séc. XVI, mas apenas no século XIX é que foi possível fixar a imagem captada em um suporte. O francês Joseph Nicéphare (1765-1883) realizou a primeira fotografia em uma placa de estanho (metal), no ano de 1826. Nessa época muitos pintores foram contrários ao surgimento dessa nova tecnologia, alguns dos questionamentos era referente há uma possível substituição das técnicas tradicionais, como a pintura, o desenho e a gravura. A fotografia, com sua velocidade de apresentação da imagem, foi vista como concorrente dos pintores e desenhistas da época, pois grande parte dos proventos obtidos na carreira artística eram decorrentes da produção de retratos. Com isso muitos pintores buscaram técnicas diversas para inovar suas obras, como foi o caso do movimento impressionismo que pretendia valorizar a luz e os efeitos sombrios em pinceladas rápidas, o que obviamente, a princípio não fez tanto sucesso no mercado europeu gerando conflitos entre os artistas. Entretanto, provou-se que, na Arte, a ideia de substituição ou de desuso não se aplicou, tanto que até hoje diversos artistas produzem obras por meio de materiais e técnicas tradicionais. A fotografia não foi uma novidade capaz de substituir os processos de criação artística, mas sim de ser incorporada a eles, seja como aliada ou como ponto de partida para novas criações.  George Hendrik Breitner (1857-1923), artista holandês, realizou um tipo de pintura com base em uma imagem fotográfica produzida em seu ateliê. Observe as imagens a baixo.


Fotografia feita no estúdio de George Hendrik Breitner. Amsterdã, Holanda (NL), 1894.


      Garota em quimono vermelho, óleo sobre tela de George Hendrik Breitner, 1894.
 Dimensões: 61 cm x 49, 5 cm.


Imagens retiradas da internet

Após o estudo deste capítulo faça uma escultura de papel alumínio representando algo que goste, em seguida, pegue seu caderno desenho e posicione a escultura de papel alumínio sobre a folha de sulfite, projete a luz do aparelho celular (lanterna) sobre o objeto artístico que montou. É importante que a luz venha da parte superior (de cima), posteriormente, efetue o contorno da sombra refletida no papel. Preencha todos os espaços em branco (ocupado pela sombra do objeto) usando canetinha preta ou cinza. Caso não tenha papel de alumínio em casa, você poderá substituir por outro material. Ao término da atividade, tire uma fotografia de seu desenho e escultura criativa e poste em nosso mural. Bons e estudos a todos, espero que se divirtam! beijos, professor Rafael (Arte-educador). 


04/05 - 6º e 7º Ano - Dança e Criatividade

Olá, queridos!

Sor Rafael está com muitas saudades de vocês, espero que estejam bem!

Meus amores,

Hoje nos vamos falar sobre Dança, uma das manifestações artísticas mais antigas da história da humanidade.
Segundo dados antropológicos, a dança está presente em nosso meio desde a antiguidade. Há indícios e fatores históricos e sociais, que os primeiros homens das cavernas (pré-história) já utilizavam a dança e a música como forma de expressão e comunicação com o "sagrado". O dançar favorece a criação artística e o desenvolvimento da criatividade.
No século XIX uma bailarina americana radicalizada na Rússia - Isadora Duncan, substituiu os passos do tradicional Ballet Clássico por movimentos livres e espontâneos, que envolviam trajes esvoaçantes, cabelo soltos e pés descalços. Sua dança foi inspirada pelas imagens (figuras) das dançarinas encontradas nos vasos de cerâmica grega.

Na atividade de hoje vocês deverão experimentar e vivenciar o processo de criação corporal individual, a partir da escuta musical intitulada de "Amanhecer" - do compositor norueguês Edvar Grieg. Experimente criar uma coreografia contemporânea (Livre) a partir dessa importante escuta musical. Você é livre para sentir e vivenciar a música.

Que mensagens essa música me transmite? 

Tente passar para o corpo (Braços, pernas, cabeça, ombros, joelhos, pés etc) a mensagem musical, como se fosse comunicar o "Amanhecer" somente por meio do corpo e de todas suas ações.

Após esse processo artístico, grave um pequeno vídeo de sua performance (de 1min). Se atente para o cenário (Local) e figurino, em seguida, faça uma produção visual do experimento estético vivenciado (Desenho). divirtam-se, e boa criação!

Prof. Rafael.
(Arte-educador)

OBS: Encaminho duas imagens ilustrativas e o áudio da peça musical do compositor Edvarg Grieg


                Vasily Kandinsky. Esboço pela dança palukka fotos de dança (gret palucca)
                                               Imagem ilustrativa retirada da internet



Isadora Duncan em performance artística
Imagem ilustrativa retirada da internet




04/05 - 5º Ano - O Corpo

Olá, turminha! 

Estou com muitas saudades de vocês, espero que estejam bem!

Meus amores,

Hoje nos iremos falar sobre o corpo.. O corpo humano é muito interessante, ele nos permite realizar diversos tipos de movimentos e ações que passam por nós desapercebidos, por se tratarem de gestos involuntários do nosso dia-a-dia.

Observem a imagem a baixo do Grupo Corpo, espetáculo Santagustin, 2002. Foto de José Luiz Pederneiras.

O que eles estão fazendo?

Você imagina como eles conseguiram fazer esses movimentos?

Em quais lugares e situações você costuma ver as pessoas dançarem? Conversem com seus pais/responsáveis e reflitam!

As articulações são elementos da estrutura de nosso corpo que permitem a movimentação. Há diversos tipos de articulação; algumas possibilitam movimentos amplos e outras, movimentos mais restritos. Por exemplo, as possibilidades de movimentação do pulso são diferentes das do cotovelo e assim por diante.

Podemos brincar de movimentar nossas articulações de formas muito diferentes. Por exemplo, pense como faria para conseguir imitar bem a movimentação de um boneco ou de um robô. Suas articulações são limitadas e não conseguem reproduzir todos os movimentos naturais do corpo humano.

Sendo assim, que tal brincar de "boneco e mestre"?
Peça ao seu pai ou responsável ajuda na hora do brincar!

REGRAS PARA O MESTRE

1. Cuidado para não machucar seu "colega", desequilibrá-lo ou forçar o corpo a fazer um movimento impossível ou o que não queira!
2. Faça de conta que seu "colega" é um boneco articulado e brinque de movê-lo.
3. Escolha por onde começar a movimentar, pelas mãos, ou braços etc.
4. Experimente movimentar o "boneco" variando a velocidade. Alterne movimentos lentos e rápidos.

REGRAS PARA O BONECO

1. O seu "Mestre" poderá mudar você de posição. Siga as sugestões dele, mas sinalize ou fale se ele estiver machucando você ou se não quiser ficar em alguma posição.
2. Você deve apenas acompanhar os movimentos sugeridos por seu mestre?
3. Observe como o movimento de cada parte do corpo afeta o seu equilíbrio.
4. Procure acompanhar a variação de velocidade dos movimentos propostos pelo mestre.

Após terminar a atividade, faça um desenho ilustrativo e poste uma foto em nosso mural. Não se esqueça de colocar nome, Série/Ano e a Escola.

Boa atividade, divirtam-se!

Tio Rafael.
(Arte-educador)

              Grupo Corpo, espetáculo Santagustin, 2002. Foto de José Luiz Pederneiras (Imagem retirada da internet).



A Dança - Henri Matisse (Pintor Francês do período Fauvista - Uso de cores puras)
Imagens da internet


04/05 - 3º e 4º Ano - Frédéric Bruly

Olá, turminha! 

Tio Rafael está com muitas saudades de vocês, espero que estejam bem!

Meus amores,

Hoje nos iremos falar sobre a obra de um importante artista chamado: Frédéric Bruly.
Bruly é um artista da Costa do Marfim, um país da África. Esse importante artista se inspira em coisas que observa na natureza. Vale lembra-los que observar é prestar atenção nos mínimos detalhes da imagem/objeto e descrevê-la como realmente é. Para que consigamos ter uma boa observação é importante treinar, ou seja: Desenhar! É com o treino diário, seja nas artes visuais, música, dança ou teatro que conseguimos alcançar nossos objetivos.

Nas imagens a baixo, observe como o artista colore seus desenhos pintando em várias direções.

Converse com seus pais/responsáveis que elementos da natureza você identifica nessas imagens?

Frédéric criou desenhos para representar cada "Coisa do Mundo". Na segunda imagem, observe uma espécie de alfabeto particular que fez.

Na atividade de hoje, você deverá criar seus próprios desenhos para representar as "Coisas do Mundo". Comece desenhando suas ideias com lápis preto. Podem apagar, se necessário, depois acrescentem as cores.

Exemplos de "coisas" que poderão observar: (sua casa, objetos, chuva, insetos, animais, carros, plantas, flores etc).

Não se esqueçam de colocar nome, série/Ano e o nome da Escola.

Boa produção artística, divirtam-se!

Tio Rafael.
(Arte-educador)

                                                     Imagens ilustrativas retiradas da internet





04/05 - 1º e 2º Ano - Os Bichos sabem construir

Olá, turminha!

Titio está com muitas saudades de vocês, espero que estejam todos bem!

Meus amores e minhas amoras a atividade de hoje é: "Os Bichos sabem construir"

Você já reparou que alguns bichos sabem construir tocas e ninhos para morar e criar seus filhotinhos?
Eles escolhem diferentes materiais para fazer suas moradas: As abelhas usam a cera; as vespas a celulose e as aves aproveitam folhas e galhos finos.

Observe duas imagens ilustrativas e em seguida peça ajuda do papai, da mamãe ou responsável na hora da produção artística.

Você deverá construir um "Ninho" juntando diversos objetos, semelhantes ou diferentes. Vocês podem colar os objetos com fita adesiva ou amarrar com barbante, o que vale é a criação de cada um. Ao terminar a atividade, poste uma linda foto de sua Obra de arte. É importante que vocês não se esqueçam de colocar nome, o ano em que estudam, e o nome da Escola.

Divirtam-se bastante produzindo arte, boa criação!

Beijos do tio Rafael.

                                                   Imagens Ilustrativas retiradas da internet





Boas Vindas

Olá, sejam todos bem-vindos!

Esse espaço é dedicado ao Ensino de Arte na modalidade a distância, recurso que as novas tecnologias da informação e comunicação tem a nos oferecer em tempos de pandemina (COVID-19).

Espero que gostem e se divirtam!

Professor Rafael Ribeiro
(Arte-educador)

Painel do restaurante do Clube dos 500 em Guaratinguetá
Pintura de Di Cavalcanti
Fotografia de Arlete Monteiro

Mas Arte? Para quê?

A vida só é possível
reinventada.

Cecília Meireles


    Você já se perguntou por que arte na escola? Por que aulas de arte como disciplina obrigatória dentro do currículo escolar? Certamente a maioria das pessoas não duvida, por exemplo, das aulas de português ou matemática. Mas arte? Pra quê? Que diferença fará na minha formação?
   Pois bem, com o "descobrimento do Brasil" nosso país recebeu importantes influências e correntes estéticas de várias culturas, que aos poucos foram sendo incorporadas e expressas em nosso regionalismo. O que caracteriza a diversidade de um povo, é sem sombra dúvidas, sua música, sua dança, ou até mesmo seu folclore distribuído em formas e cores. É com as manifestações artísticas que sentimentos e pensamentos são expressos por meio da cultura de um povo, seja ele simples ou não.
    Uma das importantes contribuições para o ensino de arte no Brasil foi a Missão Artística Francesa liderada pelo príncipe regente dom João VI em meados do séc. XIX, a fim de criar, a Academia de Belas Artes que mais tarde, passaria a se chamar Escola Nacional de Belas-Artes.
   É certo afirmar que o ponto forte dessa escola era apenas o desenho, com precisão e fidelidade a cópia e o uso de modelos europeus.  Durante esse período, em Minas Gerais, o movimento Barroco - arte do sublime e do elevado - tomava conta do Brasil sobre as misturas do Neoclassicismo, trazido pelos franceses, para dirigir e coordenar o que havia de mais "moderno" até o presente momento. Foi então, que a arte passou a ter a conotação de "luxo", destinada apenas as classes provenientes e privilegiadas da côrte. A partir disso, escolas se mostraram única e exclusivamente para atender classes abastadas, era de "bom tom" famílias educarem seus filhos sobre preceitos e influências artísticas. Durante a década de 1950 o ensino de Música passou a fazer parte do currículo escolar, e foi nessa época, que também surgiram as disciplinas de "artes domésticas", "Trabalhos manuais" e "Artes industriais", que separavam meninos de meninas. Com o passar do tempo a arte se encorporou na influência de um movimento denominado de Escola Nova, que favorecia o processo de criação do aluno. Com isso, passaram então a não se preocupar com o resultado final de um trabalho artístico, e sim, com o todo do processo. Você deve se perguntar o por que disso tudo né? É bem simples, arte é linguagem, é forma de comunicação e expressão de ideias! Em tempos de COVID-19 é ela (arte) a responsável para que nossa vida não deixe de fazer sentido. Neste exato momento pessoas lêem livros, assistem séries/filmes, escutam música, pintam quadros, desenham, dançam ou tocam seus instrumentos para que a realidade não os destrua, como diria o filósofo Friedrich Nietzsche.
  Mais do que cantar, desenhar, ou encenar um papel principal de teatro na escola, a arte é importante porque contribui para a construção do conhecimento e da formação do homem ao longo do tempo. Arte é patrimônio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito de acesso a esse saber. Tratar a arte como conhecimento é de fundamental importância, pois é em momentos como esses, quando tudo já não fizer mais sentido, é ela (Arte), que nos salvará.

Texto Inspirado no Livro Didática do Ensino de Arte (Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque, M. Terezinha Telles Guerra)

                                                 Imagem ilustrativa retirada da internet

Arte



A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.
Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, haja vista que algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias atuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade.
Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém o que elas não imaginam é que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Atualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.


ESCOLA, Equipe Brasil. "Arte"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/artes/arte.htm. Acesso em 25 de abril de 2020.

 Imagem ilustrativa da internet

Quem somos?

O Cantinho da Arte é de iniciativa do Professor Rafael Ribeiro, e tem por finalidade favorecer a aprendizagem de Arte de seus alunos da Rede Pública Municipal de Lorena. Todos os conteúdos e publicações são referentes as atividades de Arte de seus alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º Ano) e II (6º ao 9º Ano). Esta plataforma pretende contribuir para a promoção da aprendizagem em tempos de reclusão individual por conta da pandemia que assola a humanidade (COVID-19).

                                                 Imagem ilustrativa retirada da internet