sábado, 25 de abril de 2020

04/05 - 8º e 9º Ano - Arte e Tecnologia na Fotografia

Olá, queridos alunos! Espero que estejam bem, saudades de todos!

Bem-vindos!

Hoje iremos falar sobre Arte e tecnologia na fotografia.

       O termo tecnologia pode ser definido como o estudo e aperfeiçoamento de técnicas e conhecimentos desenvolvidos para ajudar a sociedade em diversas atividades. A caneta esferográfica, por exemplo, desenvolveu-se ao longo do tempo usando uma tecnologia que demandou muitos anos de estudo e aperfeiçoamento. A arte passou pelo mesmo processo assim como as demais atividades desempenhadas na sociedade Com o tempo, os artistas desenvolveram e adotaram técnicas específicas capazes de facilitar a realização de retratos, a representação de cenas da natureza, entre outros. No campo da fotografia é notável a constante aplicação de técnicas referentes a cada época no processo de captação de imagens.
    Um exemplo marcante é a utilização da câmara escura. Projetada com base nos estudos da óptica - área da física que estuda propriedades e fenômenos relacionados à luz, trata-se de um aparelho que possui paredes opacas. Um orifício pequeno está contido em uma dessas paredes. A luz do exterior (Que vem de fora!) entra na câmera escura por esse orifício e projeta uma imagem invertida em uma das paredes do aparelho. Especialmente no século XVI, pintores e desenhistas utilizavam a imagem projetada na câmara escura como referência para suas obras.

                                   Exemplos de câmaras escuras (imagens retiradas da internet)





Os princípios da fotografia já podiam ser encontrados na câmara escura do séc. XVI, mas apenas no século XIX é que foi possível fixar a imagem captada em um suporte. O francês Joseph Nicéphare (1765-1883) realizou a primeira fotografia em uma placa de estanho (metal), no ano de 1826. Nessa época muitos pintores foram contrários ao surgimento dessa nova tecnologia, alguns dos questionamentos era referente há uma possível substituição das técnicas tradicionais, como a pintura, o desenho e a gravura. A fotografia, com sua velocidade de apresentação da imagem, foi vista como concorrente dos pintores e desenhistas da época, pois grande parte dos proventos obtidos na carreira artística eram decorrentes da produção de retratos. Com isso muitos pintores buscaram técnicas diversas para inovar suas obras, como foi o caso do movimento impressionismo que pretendia valorizar a luz e os efeitos sombrios em pinceladas rápidas, o que obviamente, a princípio não fez tanto sucesso no mercado europeu gerando conflitos entre os artistas. Entretanto, provou-se que, na Arte, a ideia de substituição ou de desuso não se aplicou, tanto que até hoje diversos artistas produzem obras por meio de materiais e técnicas tradicionais. A fotografia não foi uma novidade capaz de substituir os processos de criação artística, mas sim de ser incorporada a eles, seja como aliada ou como ponto de partida para novas criações.  George Hendrik Breitner (1857-1923), artista holandês, realizou um tipo de pintura com base em uma imagem fotográfica produzida em seu ateliê. Observe as imagens a baixo.


Fotografia feita no estúdio de George Hendrik Breitner. Amsterdã, Holanda (NL), 1894.


      Garota em quimono vermelho, óleo sobre tela de George Hendrik Breitner, 1894.
 Dimensões: 61 cm x 49, 5 cm.


Imagens retiradas da internet

Após o estudo deste capítulo faça uma escultura de papel alumínio representando algo que goste, em seguida, pegue seu caderno desenho e posicione a escultura de papel alumínio sobre a folha de sulfite, projete a luz do aparelho celular (lanterna) sobre o objeto artístico que montou. É importante que a luz venha da parte superior (de cima), posteriormente, efetue o contorno da sombra refletida no papel. Preencha todos os espaços em branco (ocupado pela sombra do objeto) usando canetinha preta ou cinza. Caso não tenha papel de alumínio em casa, você poderá substituir por outro material. Ao término da atividade, tire uma fotografia de seu desenho e escultura criativa e poste em nosso mural. Bons e estudos a todos, espero que se divirtam! beijos, professor Rafael (Arte-educador). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao nosso blog!