quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

ENSAIO REFLEXIVO


"Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim." 

São João 14:1

Há dias, tenho experimentado um incômodo interno que anseia por mudança de vida. Certo estou de que sempre busquei ter uma trajetória reta segundo a vontade de Deus, exercendo meus atos de piedade e misericórdia, praticando a leitura do Santo Evangelho e buscando manter uma vida de oração, entre outras práticas esperadas de quem vive o cristianismo como estilo de vida. Contudo, quando somos colocados à prova diante das circunstâncias da vida e dos ataques malignos que nos assolam, percebemos que nada do que fazemos é o bastante; somos desafiados a experimentar o novo, entendendo que o processo de santificação requer a reconfiguração das rotas da nossa existência que, por vezes, se mostrou incompleta durante o percurso.

Entendi que a luz de Cristo, daqueles que seguem seu caminho e que buscam a retidão de um coração puro e sincero, como descrito pelo salmista, faz com que a face do Senhor brilhe sobre nós, incomodando quem vive nas trevas. E ouso acreditar que as sombras nos levam a mudar para longe delas, dado o incômodo que elas sentem. Assim como um peregrino forasteiro em terra estranha alça longas e novas jornadas em busca do que tanto procura, sigo também caminhando diante do desconhecido, lançando-me aos cuidados da proteção divina e experimentando o viver do que chamamos de Graça.

Não é necessário ter sempre o controle sobre tudo no que diz respeito à nossa passageira e frágil vida humana neste plano; o destino é um só, e todos sabemos qual é. O percurso a ser seguido nos desafia a experimentar o invisível, pois o duvidoso já nos prova que não é obra divina; muitas vezes nos levando pelas emoções humanas e pelo coração enganoso. Nos trilhos da vida onde um propósito me foi confiado um dia, sigo atualmente me desafiando a experimentar o melhor que Deus tem preparado para mim, sem planos ou muitas expectativas, vivendo um dia de cada vez. Mesmo que o medo, a indiferença e a incompreensão humana me alcancem, desejo me lançar aos cuidados do Divino Pai de misericórdia, confiando-Lhe todas as minhas preocupações e ansiedades e buscando cumprir o propósito que me foi confiado.

Rosa, R. Rafael. 
30/01/2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao nosso blog!