REFLEXÕES E REFLEXOS SOBRE A
QUARENTENA
Olá, queridos alunos!
Nessa semana trabalharemos em conjunto
com a disciplina de Lingua Portuguesa
(Professora Mariley).
Semanas atrás fizemos estudos
específicos sobre a evolução da fotografia e do cinema, e refletimos sobre os
princípios básicos elementares dessa importante técnica: Observar, fotografar e
criar.
Hoje daremos atenção ao texto de
memória, visto que será a base para a construção do nosso livro: “Reflexões e reflexos sobre a quarentena”.
Separei uma leitura inicial e quatro questões
para que possam responder antes de começar a produção individual (escrita X
prática).
LEITURA INICIAL
A vida só é possível
reinventada.
Cecília Meireles
Você já se
perguntou por que arte na escola? Por que aulas de arte como disciplina
obrigatória dentro do currículo escolar? Certamente a maioria das pessoas não
duvida, por exemplo, das aulas de português ou matemática. Mas arte? Pra quê?
Que diferença fará na minha formação?
Pois bem, com
o "descobrimento do Brasil" nosso país recebeu importantes
influências e correntes estéticas de várias culturas, que aos poucos foram
sendo incorporadas e expressas em nosso regionalismo. O que caracteriza a
diversidade de um povo, é sem sombra dúvidas, sua música, sua dança, ou até
mesmo seu folclore distribuído em formas e cores. É com as manifestações
artísticas que sentimentos e pensamentos são expressos por meio da cultura de
um povo, seja ele simples ou não.
Uma das
importantes contribuições para o ensino de arte no Brasil foi a Missão
Artística Francesa liderada pelo príncipe regente dom João VI em meados do séc.
XIX, a fim de criar, a Academia de Belas Artes que mais tarde, passaria a se
chamar Escola Nacional de Belas-Artes.
É certo
afirmar que o ponto forte dessa escola era apenas o desenho, com precisão e
fidelidade a cópia e o uso de modelos europeus. Durante esse período, em
Minas Gerais, o movimento Barroco - arte do sublime e do elevado - tomava conta
do Brasil sobre as misturas do Neoclassicismo, trazido pelos franceses, para
dirigir e coordenar o que havia de mais
"moderno" até o presente momento. Foi então, que a arte passou a ter
a conotação de "luxo", destinada apenas as classes provenientes e
privilegiadas da côrte. A partir disso, escolas se mostraram única e
exclusivamente para atender classes abastadas, era de "bom tom"
famílias educarem seus filhos sobre preceitos e influências artísticas. Durante
a década de 1950 o ensino de Música passou a fazer parte do currículo escolar,
e foi nessa época, que também surgiram as disciplinas de "artes
domésticas", "Trabalhos manuais" e "Artes
industriais", que separavam meninos de meninas. Com o passar do tempo a
arte se encorporou na influência de um movimento denominado de Escola Nova, que
favorecia o processo de criação do aluno. Com isso, passaram então a não se
preocupar com o resultado final de um trabalho artístico, e sim, com o todo do
processo. Você deve se perguntar o por que disso tudo né? É bem simples, arte é
linguagem, é forma de comunicação e expressão de ideias! Em tempos de COVID-19
é ela (arte) a responsável para que nossa vida não deixe de fazer sentido.
Neste exato momento pessoas lêem livros, assistem séries/filmes, escutam
música, pintam quadros, desenham, dançam ou tocam seus instrumentos para que a
realidade não os destrua, como diria o filósofo Friedrich Nietzsche.
Mais do que cantar, desenhar,
ou encenar um papel principal de teatro na escola, a arte é importante porque
contribui para a construção do conhecimento e da formação do homem ao longo do
tempo. Arte é patrimônio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito
de acesso a esse saber. Tratar a arte como conhecimento é de fundamental
importância, pois é em momentos como esses, quando tudo já não fizer mais
sentido, é ela (Arte), que nos salvará.
Texto Inspirado no Livro
Didática do Ensino de Arte (Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque, M. Terezinha
Telles Guerra)
Questionário
1
–
Qual a importância do isolamento social para você? Explique!
2
–
Enquanto ser-humano que vive, canta, encanta, dança e chora. O que mudou em sua
rotina com o início da pandemia do corona vírus COVID-19?
3
–
É certo afirmar que os tempos em que temos vivido são de muita apreensão,
tensão e angústia. Mas, você acredita que de alguma forma essa pandemia serviu
para nos ensinar algo de bom? Que lições positivas podemos extrais desses
tempos sombrios?
4
–
Como vocês sabem a arte é cheia de significados, sentidos, memórias, ações e
ancestralidade. Nós, nos construimos de acordo com os reflexos e diálogos entre
o passado, presente e futuro. De que maneira a arte pode influenciar a
sociedade em tempos de reclusão e clausura?
PRODUÇÃO ARTÍSTICA (ATIVIDADE):
Durante os próximos
vinte dias faça fotografias que expressem seu cotidiano na quarentena. Você
poderá fotografar vários momentos por dia, e depois selecionar a melhor imagem
que conseguir captar, e que expresse uma situação ou fato importante a
você. Não esqueça de usar os três
princípios básicos elementares da fotografia: observar, fotografar (vários
cliks) e criar (inovar-expressar). O registro deve ser diário até cumprir os
vinte dias.
Após cada registro
fotográfico escreva um relato de no mínimo 15 linhas.
Esse registro escrito
representará sua singularidade e essência em tempos de pandemia.
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