terça-feira, 16 de junho de 2020

8º e 9º Ano - Semana de 15 a 19 de junho - Reflexões e reflexos sobre a Quarentena (Projeto Memórias)


REFLEXÕES E REFLEXOS SOBRE A QUARENTENA

Olá, queridos alunos!

Nessa semana trabalharemos em conjunto com  a disciplina de Lingua Portuguesa (Professora Mariley).
Semanas atrás fizemos estudos específicos sobre a evolução da fotografia e do cinema, e refletimos sobre os princípios básicos elementares dessa importante técnica: Observar, fotografar e criar.

Hoje daremos atenção ao texto de memória, visto que será a base para a construção do nosso  livro: “Reflexões e reflexos sobre a quarentena”.
Separei uma leitura inicial e quatro questões para que possam responder antes de começar a produção individual (escrita X prática).


 Imagem ilustrativa retirada da internet

LEITURA INICIAL

A vida só é possível
reinventada.

Cecília Meireles

    Você já se perguntou por que arte na escola? Por que aulas de arte como disciplina obrigatória dentro do currículo escolar? Certamente a maioria das pessoas não duvida, por exemplo, das aulas de português ou matemática. Mas arte? Pra quê? Que diferença fará na minha formação?
   Pois bem, com o "descobrimento do Brasil" nosso país recebeu importantes influências e correntes estéticas de várias culturas, que aos poucos foram sendo incorporadas e expressas em nosso regionalismo. O que caracteriza a diversidade de um povo, é sem sombra dúvidas, sua música, sua dança, ou até mesmo seu folclore distribuído em formas e cores. É com as manifestações artísticas que sentimentos e pensamentos são expressos por meio da cultura de um povo, seja ele simples ou não.
    Uma das importantes contribuições para o ensino de arte no Brasil foi a Missão Artística Francesa liderada pelo príncipe regente dom João VI em meados do séc. XIX, a fim de criar, a Academia de Belas Artes que mais tarde, passaria a se chamar Escola Nacional de Belas-Artes.
   É certo afirmar que o ponto forte dessa escola era apenas o desenho, com precisão e fidelidade a cópia e o uso de modelos europeus.  Durante esse período, em Minas Gerais, o movimento Barroco - arte do sublime e do elevado - tomava conta do Brasil sobre as misturas do Neoclassicismo, trazido pelos franceses, para dirigir e coordenar o que havia de mais "moderno" até o presente momento. Foi então, que a arte passou a ter a conotação de "luxo", destinada apenas as classes provenientes e privilegiadas da côrte. A partir disso, escolas se mostraram única e exclusivamente para atender classes abastadas, era de "bom tom" famílias educarem seus filhos sobre preceitos e influências artísticas. Durante a década de 1950 o ensino de Música passou a fazer parte do currículo escolar, e foi nessa época, que também surgiram as disciplinas de "artes domésticas", "Trabalhos manuais" e "Artes industriais", que separavam meninos de meninas. Com o passar do tempo a arte se encorporou na influência de um movimento denominado de Escola Nova, que favorecia o processo de criação do aluno. Com isso, passaram então a não se preocupar com o resultado final de um trabalho artístico, e sim, com o todo do processo. Você deve se perguntar o por que disso tudo né? É bem simples, arte é linguagem, é forma de comunicação e expressão de ideias! Em tempos de COVID-19 é ela (arte) a responsável para que nossa vida não deixe de fazer sentido. Neste exato momento pessoas lêem livros, assistem séries/filmes, escutam música, pintam quadros, desenham, dançam ou tocam seus instrumentos para que a realidade não os destrua, como diria o filósofo Friedrich Nietzsche.

  Mais do que cantar, desenhar, ou encenar um papel principal de teatro na escola, a arte é importante porque contribui para a construção do conhecimento e da formação do homem ao longo do tempo. Arte é patrimônio cultural da humanidade e todo ser humano tem direito de acesso a esse saber. Tratar a arte como conhecimento é de fundamental importância, pois é em momentos como esses, quando tudo já não fizer mais sentido, é ela (Arte), que nos salvará.

Texto Inspirado no Livro Didática do Ensino de Arte (Mirian Celeste Martins, Gisa Picosque, M. Terezinha Telles Guerra)


Questionário

1 – Qual a importância do isolamento social para você? Explique!

2 – Enquanto ser-humano que vive, canta, encanta, dança e chora. O que mudou em sua rotina com o início da pandemia do corona vírus COVID-19?

3 – É certo afirmar que os tempos em que temos vivido são de muita apreensão, tensão e angústia. Mas, você acredita que de alguma forma essa pandemia serviu para nos ensinar algo de bom? Que lições positivas podemos extrais desses tempos sombrios?

4 – Como vocês sabem a arte é cheia de significados, sentidos, memórias, ações e ancestralidade. Nós, nos construimos de acordo com os reflexos e diálogos entre o passado, presente e futuro. De que maneira a arte pode influenciar a sociedade em tempos de reclusão e clausura?

PRODUÇÃO ARTÍSTICA (ATIVIDADE):

Durante os próximos vinte dias faça fotografias que expressem seu cotidiano na quarentena. Você poderá fotografar vários momentos por dia, e depois selecionar a melhor imagem que conseguir captar, e que expresse uma situação ou fato importante a você.  Não esqueça de usar os três princípios básicos elementares da fotografia: observar, fotografar (vários cliks) e criar (inovar-expressar). O registro deve ser diário até cumprir os vinte dias.

Após cada registro fotográfico escreva um relato de no mínimo 15 linhas.
Esse registro escrito representará sua singularidade e essência em tempos de pandemia.

Boa produção, divirtam-se!

Atenciosamente,

Prof. Esp. Rafael Ribeiro

(Arte – Educador)



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