terça-feira, 16 de junho de 2020

1º, 2º e 3º Ano - Semana 15 a 19 de junho - Som, Silêncio e Movimento


ARTE 1°, 2° e 3ºANO

Formas, linhas, cores e música.

Olá, turminha! Espero que estejam bem!

Conforme estudamos na semana passada a música é uma linguagem artística que trabalha com três elementos: SOM, SILÊNCIO e MOVIMENTO.

O som só existe por conta da vibração e nosso ouvido será o responsável pela captação de frequências vibratórias/ruídos que serão transformadas em sons e direcionadas à base central do cérebro. Essas ondas sonoras são transformadas em estímulos musicais e nos fazem interagir com pessoas por meio da fala, do cantar e do tocar um instrumento musical.



Já o silêncio se refere a ausência de som. É tudo aquilo que nosso ouvido não consegue captar como forma de ruídos e transformá-los em ondas e estímulos cerebrais.

Em música o silêncio é simbólico, pois, é a forma como o artista conseguiu representar a ausência de som.

Já o movimento está associado a tudo que está a nossa volta: o andar, cair, levantar, escrever etc. O movimento está entre o som e o silêncio.

O som é dividido em quatro partes e são chamadas de parâmetros sonoros:
Ø ALTURA – A altura se refere aos elementos sonoros chamados de Grave e Agudo. Quanto menor o insturmento musical mais agudo (fino) será seu som. Quando maior mais grave (grosso).
Ø INTENSIDADE – A intensidade se refere a forma como o músico tocará seu instrumento (volume). É o que chamamos de som Forte e som Fraco. Em algumas composições musicais podemos perceber maior evidência de sons fortes e fracos. O compositor Beethoven é um exemplo claro de artista que usa a intensidade para dar ideia de “tensão” e “relaxamento” (Forte e Fraco).
Ø DURAÇÃO – A duração é associada a prolongação dos sons musicais. Existem sons longos e curtos.
Ø TIMBRE – Já o timbre é chamado de colorido do som ele é responsável por caracterizar o som de um instrumento específico.
Ex: O som do violino é diferente do som da flauta doce, por que o violino é tocado com o auxílio de um arco feito de madeira pau-brasil e crina de rabo de cavalo. Enquanto que a flauta doce é confeccionada de madeira e utiliza-se do ar dos pulmões para que produza sons.
Assista vídeo 1 – ALTURA


Assista vídeo 2 – INTENSIDADE


Assista vídeo 3 – DURAÇÃO


Assista vídeo 4 – TIMBRE



Momento de Escuta:

1º Movimento da Sinfônia Nº 5 de Ludwig Van Beethoven

Produção Artística:
Após o estudo da semana assista o vídeo a baixo e escreva em seu caderno os sons que conseguiu perceber. Em seguida classifique-os em grave e agudo.

Vídeo Atividade – Adivinhando os sons (escrever no caderno).


Vídeo Atividade – Sons dos instrumentos musicais (timbres diversos)

Após assistir as vídeo-atividades desenhe em seu caderno o instrumento musical que mais lhe agrada.

Boa atividade, divirtam-se!

Atenciosamente,

Prof. Esp. Rafael Ribeiro
(Arte – Educador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao nosso blog!