ARTE
1°, 2° e 3ºANO
Formas, linhas, cores e música.
Olá, turminha! Espero que estejam bem!
Conforme
estudamos na semana passada a música é uma linguagem artística que trabalha com
três elementos: SOM, SILÊNCIO e MOVIMENTO.
O som só existe
por conta da vibração e nosso ouvido será o responsável pela captação de frequências
vibratórias/ruídos que serão transformadas em sons e direcionadas à base
central do cérebro. Essas ondas sonoras são transformadas em estímulos musicais
e nos fazem interagir com pessoas por meio da fala, do cantar e do tocar um
instrumento musical.
Já o silêncio
se refere a ausência de som. É tudo aquilo que nosso ouvido não consegue captar
como forma de ruídos e transformá-los em ondas e estímulos cerebrais.
Em música o silêncio
é simbólico, pois, é a forma como o artista conseguiu representar a ausência de
som.
Já o movimento
está associado a tudo que está a nossa volta: o andar, cair, levantar, escrever
etc. O movimento está entre o som e o silêncio.
O som é
dividido em quatro partes e são chamadas de parâmetros sonoros:
Ø ALTURA – A altura se refere aos elementos
sonoros chamados de Grave e Agudo. Quanto menor o insturmento musical mais
agudo (fino) será seu som. Quando maior mais grave (grosso).
Ø INTENSIDADE –
A intensidade
se refere a forma como o músico tocará seu instrumento (volume). É o que
chamamos de som Forte e som Fraco. Em algumas composições musicais podemos
perceber maior evidência de sons fortes e fracos. O compositor Beethoven é um
exemplo claro de artista que usa a intensidade para dar ideia de “tensão” e
“relaxamento” (Forte e Fraco).
Ø DURAÇÃO –
A duração é
associada a prolongação dos sons musicais. Existem sons longos e curtos.
Ø TIMBRE – Já o timbre é chamado de colorido do
som ele é responsável por caracterizar o som de um instrumento específico.
Ex: O som do
violino é diferente do som da flauta doce, por que o violino é tocado com o
auxílio de um arco feito de madeira pau-brasil e crina de rabo de cavalo.
Enquanto que a flauta doce é confeccionada de madeira e utiliza-se do ar dos
pulmões para que produza sons.
Assista
vídeo 1 – ALTURA
Assista vídeo 2 –
INTENSIDADE
Assista vídeo 3 –
DURAÇÃO
Assista vídeo 4 –
TIMBRE
Momento
de Escuta:
1º Movimento da Sinfônia Nº 5 de Ludwig Van Beethoven
Produção
Artística:
Após o estudo da
semana assista o vídeo a baixo e escreva em seu caderno os sons que conseguiu
perceber. Em seguida classifique-os em grave e agudo.
Vídeo Atividade – Adivinhando
os sons (escrever no caderno).
Vídeo Atividade –
Sons dos instrumentos musicais (timbres diversos)
Após assistir as
vídeo-atividades desenhe em seu caderno o instrumento musical que mais lhe
agrada.
Boa
atividade, divirtam-se!
Atenciosamente,
Prof.
Esp. Rafael Ribeiro
(Arte
– Educador)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem-vindo ao nosso blog!