8º e 9º Ano
Olá,
alunos!
Nessa
semana daremos continuidade ao estudo anterior sobre Fotografia/Fotopintura.
A
todo momento vivemos em constante diálogo com nossa ancestralidade somada a
realidade de quem somos. Tudo é fruto da identidade individual, cujo
envolvimento se dá por nossas histórias, e narrativas cotidianas que guardamos
ao longo do tempo (memória).
A
todo momento pessoas lêem a nossa imagem, o que nos faz pensar, que nos
construímos de acordo com as experiências que adquirimos no dia-a-dia.
Quando
pensamos em patrimônios culturais, muitas vezes nos vem à cabeça, o desejo de
viajar e conhecer novos lugares, tradições diversas que não estão presentes em
nossos locais de convivência secular.
A
artista Chiharu Shiota, uma artista plástica japonesa utilizou-se das linhas
para dar forma ao seu trabalho que envolvia memória, identidade e
ancestralidade. Ela pediu às pessoas que doassem sapatos, e que cada doador
escrevesse um bilhete preso à sua doação. O objetivo era que todos pudessem
expressar seus sentimentos e memórias, tecendo assim, o “diálogo com o DNA”.
A fotografia
nos permite eternizar o que foi vivido, para que tudo não se perca no
tempo/espaço e seja transformado em efêmero (passageiro - transitório). Por
esse motivo, usamos a fotografia para registrar nossas histórias, a fim de que
sejam tecidas nossas memórias.
Apreciação Visual
“Diálogo com o DNA” – Chiharu Shiota
Produção Artística:
8º e
9º - Durante essa semana vocês deverão escrever um texto de memória inspirado
na processo criativo anterior: “Reflexões sobre a quarentena” – essa atividade
é em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa (Prof. Mariley). Para que
possa escrever o texto de memória é necessário que siga as instruções
(questionário) exigidas pela professora Mariley. Se atente para escrever como
tem sido sua experiência com a quarentena.
Quais
lições você consegue extrair diante desse fato que temos vivido?
O que mudou em sua rotina durante a
quarentena?
Para você, qual importância do ensino presencial?
Ensino à distância é realmente viável?
Quais os desafios você encontra com
relação ao ensino à distância?
Do que mais você tem sentido falta em
sua vida secular?
Após o término do texto de memória
registre um desenho que ilustre e expresse o que foi escrito por você.
ATENÇÃO
O aluno/a que mais se destacar com a
escrita será premiado pela escola.
Bom processo de criação a todos!
Atenciosamente,
Prof. Esp. Rafael Ribeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Bem-vindo ao nosso blog!