terça-feira, 26 de maio de 2020

26/05 - 8º e 9º Ano "Reflexões sobre a quarentena"


8º e 9º Ano

Olá, alunos!

Nessa semana daremos continuidade ao estudo anterior sobre Fotografia/Fotopintura.
A todo momento vivemos em constante diálogo com nossa ancestralidade somada a realidade de quem somos. Tudo é fruto da identidade individual, cujo envolvimento se dá por nossas histórias, e narrativas cotidianas que guardamos ao longo do tempo (memória).
A todo momento pessoas lêem a nossa imagem, o que nos faz pensar, que nos construímos de acordo com as experiências  que adquirimos no dia-a-dia.
Quando pensamos em patrimônios culturais, muitas vezes nos vem à cabeça, o desejo de viajar e conhecer novos lugares, tradições diversas que não estão presentes em nossos locais de convivência secular.
A artista Chiharu Shiota, uma artista plástica japonesa utilizou-se das linhas para dar forma ao seu trabalho que envolvia memória, identidade e ancestralidade. Ela pediu às pessoas que doassem sapatos, e que cada doador escrevesse um bilhete preso à sua doação. O objetivo era que todos pudessem expressar seus sentimentos e memórias, tecendo assim, o “diálogo com o DNA”.
A fotografia nos permite eternizar o que foi vivido, para que tudo não se perca no tempo/espaço e seja transformado em efêmero (passageiro - transitório). Por esse motivo, usamos a fotografia para registrar nossas histórias, a fim de que sejam tecidas nossas memórias.

Apreciação Visual



                                          
“Diálogo com o DNA” – Chiharu Shiota

Produção Artística:

8º e 9º -  Durante essa semana vocês deverão escrever um texto de memória inspirado na processo criativo anterior: “Reflexões sobre a quarentena” – essa atividade é em conjunto com a disciplina de Língua Portuguesa (Prof. Mariley). Para que possa escrever o texto de memória é necessário que siga as instruções (questionário) exigidas pela professora Mariley. Se atente para escrever como tem sido sua experiência com a quarentena.

Quais lições você consegue extrair diante desse fato que temos vivido?

O que mudou em sua rotina durante a quarentena?

Para você, qual importância do ensino presencial?

Ensino à distância é realmente viável?

Quais os desafios você encontra com relação ao ensino à distância?

Do que mais você tem sentido falta em sua vida secular?

Após o término do texto de memória registre um desenho que ilustre e expresse o que foi escrito por você.


ATENÇÃO


O aluno/a que mais se destacar com a escrita será premiado pela escola.


Bom processo de criação a todos!


Atenciosamente,


Prof. Esp. Rafael Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao nosso blog!