domingo, 31 de maio de 2020

01 a 05 de junho - Formas, linhas e cores em nosso Folclore


ARTE 1°, 2° e 3ºANO

Formas, linhas e cores em nosso Folclore

Olá, meus amores, bom dia! saudades!

Semana passada, após concluir nosso estudo sobre linhas e formas, vimos algumas imagens do artista italo-brasileiro, Alfredo Volpi, responsável por pintar bandeirinhas e casários. Hoje, iremos falar sobre as tradições folclóricas no Brasil. Nada melhor, do que falarmos sobre Alfredo Volpi para ilustrarmos o importante mês de junho.

Você já ouviu falar sobre “Festa Junina”?

Festa junina é uma tradicional festividade popular que acontece durante o mês de junho. Essa comemoração é comum em todas as regiões do Brasil, especialmente no Nordeste, e foi trazida para o Brasil por influência dos portugueses no século XVI. Inicialmente, a festa possuía uma conotação estritamente religiosa e era realizada em homenagem a santos da Igreja Católica Romana São João e Santo Antônio.

Origem das festas juninas

Historiadores apontam que as origens da festa junina estão diretamente relacionadas a festividades pagãs (povos não cristãos) realizadas na Europa na passagem da primavera para o verão, momento chamado de solstício de verão. Essas festas eram realizadas como forma de afastar os maus espíritos e qualquer praga que pudesse atingir a colheita. Para melhor entendermos isso, é preciso considerar que o solstício de verão no hemisfério norte acontece exatamente no mês de junho.
As comemorações realizadas por diferentes povos pagãos europeus começaram a ser cristianizadas a partir do momento em que o Cristianismo se estabelecei como a principal região do continente europeu. Assim, a festa originalmente pagã foi incorporada ao calendário festivo da Igreja Católica.
Essa foi uma prática comum da Igreja facilitar a conversão dos diferentes povos pagãos.
A cristianização da festa está diretamente relacionada ao estabelecimento de comemorações de importantes figuras do catolicismo, exatamente na época da passagem para o verão, entre as quais se destacam Santo Antônio (homenageado dia 13 de junho), São João (dia 24) São Pedro (dia 29).


Apreciação Visual



Aprendendo mais sobre Alfredo Volpi:


Como vimos no vídeo anterior uma das técnicas utilizadas pelo artista, Alfredo Volpi, foi a tinta têmpera. Tinta que utiliza como base o ovo e pigmentos de cor.
O trabalho do artista caminha por três aspectos: Composição, cor e pincelada (Movimento do pincél). É por meio dessas características marcantes que a obra de Volpi se eterniza em linhas, formas e cores.

Produção Artística:
Inspirado na obra de Alfredo Volpi – A Grande Fachada Festiva, faça sua própria composição visual, ao usar formas e figuras geométricas.
Deixo disponível dois exemplos de composição visual inspirado em Alfredo Volpi.




Para essa aula você irá precisar dos seguintes materiais:

- Papéis Coloridos
- Tesoura
- Revista
- Jornais
- Canetinhas
- Lápis de Cor
- Giz de cera
- Caderno de desenho
- Cola

Você deverá começar cortando os papéis coloridos nas diferentes formas que desejar. Caso não tenha esses papéis em casa, substitua-os por revistas, jornais ou qualquer outro material que tenha em mente.
Com os papéis coloridos cortados e devidamente organizados, em diferentes tamanhos e formas, você deverá como montá-lo (Compó-lo) em seu caderno de desenho. É muito importante que reproduza uma composição visual, inspirado na obra – A grande fachada festiva – Alfredo Volpi. A composição deve ser única e bastante criativa.
Você poderá usar os demais materiais indicados para acrescentar desenhos e outras pinturas. Use a criatividade, tenho certeza que sua composição será especial!
Boa composição a todos!

Atenciosamente,

Prof. Esp. Rafael Ribeiro
(Arte – Educador)
Para saber mais sobre o artista plástico Alfredo Volpi acesse:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo ao nosso blog!